Total de Visitas

quinta-feira, 3 de março de 2011

FUNCIONÁRIOS E PASSAGEIROS RECLAMAM DA FALTA DE ONIBUS


Em todas as capitais do Brasil, ao desembarcar no aeroporto, você tem como opção transporte coletivo para levá-lo a qualquer ponto da cidade. Em Manaus o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foge a essa regra por incompetência das autoridades do setor. Caso você tenha a infeliz idéia de chegar, via aérea, a Manaus e usar como meio de transporte o ônibus de linha regular não perca tempo, sugiro que pegue um taxi.

No dia 26 de fevereiro levei ao aeroporto alguns amigos que iam viajar para Belém, ao retornar para o estacionamento meu carro teve problemas mecânicos e me aventurei a ir até o centro da cidade de ônibus. Quando cheguei ao local da parada me informaram que ela (a parada de ônibus) havia sido deslocada do lado esquerdo para o lado direito do estacionamento, do outro lado da pista. Durante o trajeto que fazia para o local, caiu uma chuva torrencial e eu não tinha onde me abrigar. A solução foi sair correndo, na tentativa de chegar ao abrigo da parada; molhado esperei mais de 60 minutos até que o bendito ônibus da linha 306 chegou. Feliz, pensei com meus botões: ‘moro em Santo Antonio, desço na parada do Olímpico Clube, na Constantino Nery, e pego um taxi para casa, em seguida peço para o meu filho buscar o latinha (nome carinhoso que dei ao meu velho gol)’.

Enfim, dentro do coletivo, mas ao chegarmos em frente à fábrica Philips, a chuva engrossou e inesperadamente o ônibus deu pane, naquele momento não sabia se sorria, esbravejava, saltava do ônibus em meio à chuva, ou se iniciava um protesto contra o descaso do transporte público em Manaus. Por fim, conversando com o motorista do coletivo contei minha saga e ele me disse, sorrindo, que tinha um amigo que possuía um guincho: ‘se o senhor autorizar ele pode ir buscar o seu carro’. Imediatamente ligamos e minutos depois o meu caro estava sendo guinchado para a oficina.

A pergunta que fica é a seguinte: será que é com essa estrutura que queremos ser sub-sede da Copa do Mundo? Nossos governantes devem acreditar que os turistas que virão para Manaus, acostumados a viajar para outros países, gostariam de ter somente taxi como meio de transporte.

Por: Paulo Onofre Lopes de Castro

Jornalista (MTb 467)