Total de Visitas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aonde há fumaça há fogo



No tempo da minha avó, se dizia que o costume do cachimbo é que entortava a boca. Nesses saudosos tempos, quando um fio de bigode valia mais que uma assinatura atual de político baré, os mais velhos comentavam: “Aonde há fumaça há fogo!”
Nesse trocadilho se dizia há muito tempo em Manaus, que o atual prefeito de nossa cidade, viria com malas e cuias pra o PDT, um partido de macho, haja vista a integridade impoluta de seus membros que seguem à risca os ensinamentos de Leonel Brizola e Darci Ribeiro, dois inesquecíveis pedetistas que estão fazendo falta num tempo tão obscuro de política nacional onde personagens inóspitas esquecem do seu eleitorado e na primeira oportunidade metem  a peia nos costados daqueles que os elegeram. O Amazonas é vítima de uma nefasta ingratidão nacional.
Acontece que a vida é assim mesmo. Julio Cezar tirou Brutus da sarjeta, educou-o e o tratou como um filho fazendo-o príncipe e senador romano. E quem o traiu? Daí resultando a histórica frase de Shakespeare: Até tu Brutus, meu filho!”
Pois bem, voltando à fumaça deste artigo, comentava-se nos quatro cantos da cidade de que o Amazonino viria para o ninho Brizolista, o que é um casamento de caranguejeira com tucandeira, isto é, nunca vai dar certo, pois vão tentar ferrar cada qual o trazeiro do outro.
Como poderiam conviver numa canoa, duas pessoas que remam ao contrário? Um puxando pela legalidade e a democracia como o nosso saudoso Jefferson Pérez, e do outro o senador Buchada, que o famoso comentarista Joelmir Betting, informa que o quilômetro dele no Ministério dos Transportes tinha 800 metros e a tonelada paga pelo mesmo só tinha 700 quilos.
Pior que isso é o casamento do Amazonino com o PDT. Água e óleo de peroba jamais irão se unir, pois é muita cara de pau desse grande tuchaua político mudar para o nosso time, que somos gente humilde, sem nenhuma pretensão de meter a mão no dinheiro público.
Mas é verdade, e por incrível que pareça, nós do PTD ficamos pisando em ovos, pois vamos ter que recebê-lo com honras e papas. Esse Incrível Hulk da política local, que será nosso presidente, vai ficar verde de raiva, porque nós daqui do PDT, semo carne de Tetéu. A gente perde, mas a gente fura a bola.
E como dizia o povo de Urucurituba no século passado, na beirada de um campo de futebol: “Nós semo de Urucuritoba, no campo nós vamo lutá, no futebol perdemos o jogo, mas na porrada nós vamos ganhá!”
Então venha Amazonino, os autênticos pedetistas te esperam, como dizia a minha saudosa avó cearense, dona Neném: o que não tem remédio remediado está.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 426)
Jornal Tribuna do Iranduba