Total de Visitas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

“Cidade de Deus” é aqui.


Quem não se lembra do épico filme Cidade de Deus, sucesso nas telas do mundo inteiro, e obra cinematográfica do consagrado cineasta brasileiro Joaquim Meirelles, indicada ao Oscar?
Um filme que deveria ser tema de estudos e palestras nas escolas secundárias e superiores, pelo conteúdo sociológico, e leitura sistêmica da problemática nacional; Quem não lembra daquela cena em que os guardas extorquem o bandido Zé Pequeno, usufruindo da grana roubada pelo meliante, deixando ainda o mesmo em liberdade?
Em Manaus apesar dos imensos esforços do governador Omar, e do comandante da Polícia Militar, em manter a legalidade e os bons serviços da tropa, os jornais informam o contrário, pois quase que diariamente, saem manchetes na mídia impressa e televisa, de membros da briosa Policia, subornando pessoas e compartilhando de falcatruas à sociedade.
O que é pior, é que nós, o povo, a sociedade, o contribuinte através do Estado, paga o salário dessas gangs fardadas, para ser roubado pelas mesmas.
Tal surrealismo social decadente, é notório em nossa cidade. As instituições estabelecem programas de alto custo para otimizar a segurança no Amazonas, mas a bandidagem continua, e isso dentro da própria corporação.
Ficamos perplexos diante de tanto absurdo e tanta violência, custeada pela contribuição popular. O suado dinheiro do contribuinte é quem paga para esses bandidos assaltarem o próprio povo, como se já não bastassem as limarias constantes do crime organizado.
Diante desse antagônico quadro, a Máfia nos parece mais sóbria, pois essa facção que já dura mais de 2.000 anos, tem um código de      honra. Segundo o escritor Mario Puzo, no romance Goldfather, mafioso não mexe com a mulher do irmão ausente, respeita as crianças, e não trai um membro da família. Se fizer tais indignidades, morre.
Nós da sociedade legal organizada, agora estamos pagando o salário de soldados da policia para nos roubar.
Aplaudimos o governador Omar Azis, com seu projeto Ronda nos Bairros. Mas gostaríamos que ele fizesse como o ex-presidente Lula, que cortou na própria carne, quando descobriu as maracutaias de Zé Dirceu e outros mascates.
Puna os corruptos, governador. Faça isso com rigor. O povo do Amazonas aplaudirá e apoiará Vossa Excelência.

AlexandreOtto,
é escritor, membro do
Clube da Madruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário