Total de Visitas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CLUBE DA MADRUGADA É HOMENAGEADO PELO PROJETO JARAQUI



Sob os pés do Mulateiro, nasceu o Clube da Madrugada que completa 58 anos de fundação.

 
Placa sob o Mulateiro, na Praça Heliodoro Balbi, com o nome dos fundadores do Clube da Madrugada, outorgada em 2009, pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas.
Há 58 anos, mais precisamente no dia 28 de novembro de 1958, um grupo de jovens entusiastas se reuniu debaixo de um Mulateiro, plantado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) e fundaram o Clube da Madrugada com a finalidade de discutir literatura, ciências e artes plásticas. Ali, naquele momento, estava nascendo uma das entidades cultural mais importante do Amazonas.
Dentre seus fundadores, destacam-se Celso Melo, Farias de Carvalho, Fernando Colyer, Francisca Ferreria Batista, Humberto Paiva, João Bosco Araújo , José  Pereira Trindade, Luiz Bacellar; Saul Benchimol e Teodoro Botinelly. Depois se uniu ao grupo Jorge Tuficc, Max Carphentier, Elson Farias, Evandro Carreira, Aldísio Filçgueiras. O Clube da Madrugada, segundo o Portal da Amazônia, conseguiu cumprir o que pretendia: tornou-se uma grande expressão cultural. Fundado também com a intenção de se opor à Academia Amazonense de Letras, que não dava vez aos jovens, o Madrugada tornou-se o memento mais importante das letras no Amazonas.
Como forma de homenagem ao Clube da Madrugada, os coordenadores do Projeto Jaraqui irão entregar uma placa de bronze pela passagem de aniversário de fundação da entidade. A outorga será no dia 24 de novembro, às 11:00h, no Coreto do Pina (Praça Heliodoro Balbi), onde é realizado aos sábados, as reuniões do Projeto Jarqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário