Total de Visitas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

UFAM OFERECE TÓPICO ESPECIAL EM CIÊNCIA POLÍTICA





Ademir Ramos (*)
Nesse primeiro semestre 2013, a coordenação do Curso de Ciência Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oferece aos alunos concludentes do curso, um Tópico de Ciência Política visando fortalecer ainda mais esse campo de estudo na perspectiva de qualificar os futuros cientistas sociais quanto ao seu desempenho no tratamento das políticas públicas, em suas consultorias e no desempenho das funções em exercício seja no Estado, como também junto às organizações e movimentos sociais.
O curso é oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais, com uma carga horária de 60 horas, correspondente a 04 créditos, sendo ministrado todas as terças-feiras das 8 às 12 h, em Manaus, no Instituto de Ciências Humanas e Letras, no Campus Universitário. Para esse fim, foram designados os professores Ademir Ramos, Gilson Gil e David Spencer.
Ciências Sociais foi um curso criado em 1988 fundamentado nos campos da antropologia, política e da sociologia. Seu campo de trabalho abrange não só a docência, em atenção à demanda de Sociologia para o ensino médio, como também a pesquisa de opinião, mercado, entre outras abordagens. Quanto às consultorias, os cientistas sociais atuam junto aos parlamentos, partidos políticos, as organizações empresariais, movimentos sociais, formação de opinião e na formulação de políticas públicas.
Tópico especial é uma unidade programática centrada nas análises relativas ao Pluralismo Político e no Pluripartidarismo; na Formação dos Partidos Políticos e no Instituto da Representatividade Parlamentar, bem como na questão da Reforma Política e suas diversas proposituras que tramitam no Congresso Nacional.  
Jaraqui na Praça
Além dos alunos de Ciências Sociais participam também todos os sábados das 10 às 12h, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, os alunos de Sociologia Geral e Jurídica da Faculdade de Direito da UFAM. A participação desses universitários no Projeto Jaraqui é credenciada como atividade de ensino, computando horas complementares relativa ao seu conteúdo programático sob tutela do Direito Achado na Rua.
A inserção dos universitários nos debates e nas análise expositivas enunciadas no Fórum Jaraqui tem por objetivo suscitar nos acadêmicos capacitada reflexiva capaz de contextualizar os temas abordados e confrontá-los com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Além do desenvolvimento cognitivo em curso, a prática dos debates em praça pública, a partir das demanda populares, quer também aprimorar as habilidades dos universitários quanto à argumentação e produção de texto pautados numa prática dialógica fundamentada no Direito Coletivo Constitucional sob a égide dos valores Republicanos.
No sábado (15) a discussão em pauta no Projeto Jaraqui é a Questão da Saúde Pública e a permanência de profissionais de saúde nos sertões do Brasil, em particular no interior do Amazonas.
Mais informações: Departamento de Ciências Sociais da UFAM – (92) 3305-4595.
(*) É professor, antropólogo e coordenador do Projeto Jaraqui e do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário