Total de Visitas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROJETO JARAQUI VAI DISCUTIR VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



“Adail Pinheiro, prefeito de Coari, deve ser condenado por crime de pedofilia?”
Como vem acontecendo nas suas manifestações semanais, o Projeto Jaraqui vai, mais uma vez, abrir suas urnas para o cidadão colocar a sua opinião nas cédulas de votação. O tema desta semana vai realizar a seguinte pergunta: “Adail Pinheiro, prefeito de Coari, deve ser condenado por crime de pedofilia?”
De acordo com a estatística da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente, dos 1.221 casos de crimes sexuais praticados no Amazonas - entre janeiro e dezembro de 2012 - 875 foram estupro de vulnerável, praticados em sua maioria com crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade.
A maioria das vítimas de violência sexual infantil, em Manaus, é do sexo feminino e mora nas Zonas Norte e Leste da cidade. A constatação é da tese de doutorado do pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Joaquim Hudson Ribeiro, que analisou 4.612 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na capital, entre os anos de 2006 a 2010.
A pesquisa revela que 88,2% das vítimas de exploração sexual infantil na cidade são do sexo feminino, enquanto apenas 9,8% são do sexo masculino. A maioria das vítimas tem entre 10 e 13 anos de idade. Segundo o estudo, mais de 55,8% dos abusos ocorreram dentro de casa.
Dado alarmante aponta que 16,9% dos abusadores estavam sob efeito de drogas no ato do crime. Ainda de acordo com o estudo, 95% dos abusadores são do sexo masculino, sendo que 91,9% deles são pessoas conhecidas das vítimas e dos familiares.
Outra constatação preocupante é a prática de abusos contra crianças com menos de um ano de idade. Os números da Depca mostram que, entre as vítimas de abuso sexual em Manaus, entre 2006 e 2010, 1,3% eram crianças com menos de um ano de idade.
Já os dados do Savvis, apontam que 1,9% dos abusos foram praticados contra crianças na mesma faixa-etária e período.
Para Hudson, o Amazonas é considerado uma região endêmica nesse tipo de crime. Em seu estudo, ele alerta que Manaus ocupa a 6ª colocação no ranking nacional entre os municípios campeões em abuso sexual contra crianças e adolescente, considerando a proporção para cada 100 mil habitantes. O Amazonas também ocupa a mesma colocação na comparação entre os 26 Estados da Federação.



Baseado nesses estudos, a coordenadoria do Projeto Jaraqui está convocando a população e a sociedade civil organizada, por meio dos Conselhos Tutelares, principalmente, para discutir os crimes de pedofilia praticados em Manaus e a não punição de pessoas influentes envolvidos nesse tipo de violência contra crianças e adolescentes.
O Projeto Jaraqui é realizado todos os sábados, a partir das 10:00h, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Coreto do Pina, e se destaca como uma espécie de tribuna livre, onde o cidadão comum tem liberdade para se expressar, cobrar ou denunciar os desmandos dos poderes constituídos.
Como vem acontecendo nas suas manifestações semanais, o Projeto Jaraqui vai, mais uma vez, abrir suas urnas para o cidadão colocar a sua opinião nas cédulas de votação. O tema desta semana vai realizar a seguinte pergunta: “Adail Pinheiro, prefeito de Coari, deve ser condenado por crime de pedofilia?”
Com a palavra, o cidadão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário