Total de Visitas

terça-feira, 11 de março de 2014

SELEÇÃO DE PORTUGAL SERÁ CONVIDADA A VISITAR OS ESCOMBROS DA SANTA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS





Durante a visita da seleção de Portugal, convidaremos a sociedade civil organizada e a imprensa internacional para se fazer presente  a este ato de repúdio às nossas autoridades do setor de saúde que deixaram a Santa Casa fechar suas portas.
"A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a “expostos” – recém nascidos abandonados na instituição. Sua orientação remonta ao Compromisso da Misericórdia de Lisboa, composto por 14 obras de misericórdia, sendo sete delas espirituais – ensinar os simples, dar bons conselhos, castigar os que erram, consolar os tristes, perdoar as ofenças, sofrer com paciência, orar pelos vivos e pelos mortos - e sete corporais – visitar os enfermos e os presos, remir os cativos, vestir os nus, dar de comer aos famintos e de beber aos sedentos, abrigar os viajantes e enterrar os mortos. Todas as obras possuem fundamentos na doutrina cristã, como nos textos bíblicos do Evangelho de São Mateus e as Epístolas de São Paulo e demais doutores da Igreja Católica, ou então provem de tradições de povos antigos que foram incorporadas ao cristianismo. Para realizá-las, muitas vezes a irmandade não precisa de ter uma instituição física, fazendo cumprir as cartoze obras nas ruas, em presídios, etc. Por estímulo do Rei Dom Manuel, fundador da instituição, e de seus sucessores, houve a criação de Santas Casas por todo o reino, chegando a ter unidades da instituição na África e Ásia, além da América e Europa. A atuação destas instituições apresentou duas fases: a primeira compreendeu o período de meados do século XVIII até 1837, de natureza caritativa; a segunda, o período de 1838 a 1940, com preocupações de natureza filantrópica".
Fiz esta resenha, sobre o surgimento da Santa Casa de Misericórdia, em Portugal, para lembrar quais os objetivos, pelos quais foram criados as Santas Casas de Misericórdia por esse mundo afora.
No próximo mês de junho, haverá quatro partidas da Copa do Mundo, em Manaus, dentre as seleções que jogarão na capital amazonense, teremos a de Portugal, daí me ocorreu a ideia de convidarmos a Comissão Técnica da seleção portuguesa e seus jogadores, para fazerem uma visita aos escombroas da Santa Casa de Misericórdia de Manaus e, concomitantemente com isso, vamos chamara a atenção da imprensa internacional, para se fazer presente durante essa visita.
Durante a visita da seleção de Portugal, convidaremos a sociedade civil organizada, para se fazer presente  a este ato de repúdio às nossas autoridades do setor de saúde que deixaram a Santa Casa fechar suas portas.
Acredito que essa será a forma de repudiarmos a omissão dos nossos governantes, que estiveram nos últimos doze anos, a frente do governo do Estado, mostrando aos nossos visitantes, o descaso que estes tiveram com a história daquela centenária casa de saúde. (Por: Paulo Onofre).


Nenhum comentário:

Postar um comentário