Total de Visitas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

RECORD NEWS MANAUS DISCRIMINA CANDIDATOS E IGNORA A LEI




O Jornal Diário do Amazonas desta terça-feira (5/ago), na pág 07 veiculou matéria onde diz que a RECORD NEWS MANAUS, realizará debate com os candidatos ao governo do Amazonas, no próximo dia 22 de setembro. Agora, o que surpreende a todos, foi o critério de escolha dos candidatos, que participarão do debate. Leia um trecho da matéria: “O programa terá a duração de 80 minutos, e somente participarão os seguintes candidatos: Eduardo Braga, José Melo, Marcelo Ramos e Chico Preto, o motivo dos demais candidatos não participarem do programa, é que seus partidos não têm representantes no parlamento estadual”
No meu entendimento, essa atitude é uma forma de discriminação contra os partidos pequenos, como se estes, não tivessem importância no processo eleitoral. Talvez o pessoal da Record local desconheça a Resolução n. 23.404-TSE-Seção I. Veja o que diz a Lei:

DOS DEBATES
 
Art. 29. Os debates, transmitidos por emissora de rádio ou televisão, serão realizados segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento, dando-se ciência à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 46, § 4º).
§ 1º Para os debates que se realizarem no primeiro turno das eleições, serão consideradas aprovadas as regras que obtiverem a concordância de pelo menos 2/3 (dois terços) dos candidatos aptos no caso de eleição majoritária, e de pelo menos 2/3 (dois terços) dos partidos ou coligações com candidatos aptos, no caso de eleição proporcional (Lei nº 9.504/97, art. 46, § 5º).
§ 2º São considerados aptos, para os fins previstos no parágrafo anterior, os candidatos filiados a partido político com representação na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Por: Paulo Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário