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sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ESTUDO ANALÍTICO DO DESEMPENHO DAS REDES DE ENSINO NO ENEM COMPARATIVO 2013/2014




Professor George Castro
"O ensino médio desponta hoje como o maior desafio da educação brasileira".
O cerne do problema é a crise de identidade que esta etapa da educação básica vive, pois na tentativa de se conciliar uma educação pautada na ética, na cidadania, nas dimensões sócio-afetivas e oferecer preparo para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho, acaba-se por não se conseguir dar conta de nenhum desses vieses. 




A consultoria

A consultoria Macedo de Castro, liderada pelo professor George Castro, é uma empresa que atua na área de educação, com foco de atuação no ensino médio, mais especificamente nas áreas de desenvolvimento de pessoal e planejamento estratégico para o ENEM. Contando com a experiência de uma equipe de profissionais que já atuaram na rede privada como professores, coordenadores e diretores, ocupando também cargos na gestão pública, a consultoria tem como principais serviços: palestras e oficinas para professores, técnicos e gestores escolares, objetivando um trabalho com base na matriz de referência do ENEM e a elaboração de itens no padrão INEP. Com o Know how de quem já trabalhou na produção de mais de 40 horas de programas educacionais exibidos ao vivo pela TV Cultura, a consultoria também detém a expertise no assessoramento pedagógico para elaboração e produção de vídeos, seja para a TV ou para as redes sociais. Atuando também no planejamento estratégico das ações de marketing digital. Possuindo o domínio dos critérios do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a consultoria também atua no assessoramento pedagógico da produção de material didático, seja na forma de apostilas, cadernões ou fascículos com enfoque no ENEM. Oferecendo este conjunto de possibilidades aos seus clientes a consultoria Macedo de Castro tem como missão principal o desenvolvimento de estratégias e soluções para melhorar o posicionamento de mercado das escolas atendidas. Entendendo que para isso é fundamental o desenvolvimento de competência técnica interna no quadro de professores e de responsáveis técnicos da escola.

Nosso quadro técnico

Prof. George Castro Ex-Diretor do ensino médio e educação profissional do estado do Pará –SEDUC/PA Ex-professor da Universidade Federal do Pará Membro do comitê estadual do programa ensino médio inovador/Jovem de Futuro (PROEMI/JF) – MEC/Instituto UNIBANCO Supervisor do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio (PNEM) – MEC Coordenador do projeto PROENEM Prof. Ricardo Alencar Professor da Universidade do Estado do Pará Ex-professor da Universidade Federal do Pará Ex-Coordenador do ensino médio do estado do Pará – SEDUC/PA Coordenador institucional do PARFOR Prof. Esdras Franco Ex-professor da Universidade Federal do Pará Ex-oficial encarregado da área de ensino do CIABA Supervisor do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio (PNEM) – MEC Coordenador do projeto PROENEM digital Ex-professor da Universidade Federal do Pará.

O Estudo

Todos os anos a Macedo de Castro consultoria educacional realiza um estudo analítico do resultado por escola do ENEM, divulgado pelo INEP. Uma iniciativa pioneira no Brasil que tem como objetivo poder contribuir para que as redes de ensino estaduais, privadas e federais, possam se enxergar no cenário nacional. Essa análise é fundamental para que se possa identificar o quanto se falta avançar, ou até mesmo o quanto se avançou, no Exame Nacional do Ensino Médio de um ano para outro. A partir desse estudo os sistemas de gestão das redes podem traçar estratégias e metas embasadas em dados consistentes que se não são a expressão fiel da qualidade de ensino ofertada por uma determinada rede de ensino, são pelo menos um bom indicador de proficiência (conhecimento) dos alunos dessa rede. Aqui apresentamos um resumo do estudo realizado pela consultoria com os principais resultados, uma vez que as análises realizadas são bem mais específicas incluindo recortes: por município, por indicador socioeconômico e por tamanho de escola.

O ensino médio no Amazonas.

O ensino médio desponta hoje como o maior desafio da educação brasileira. Desde a primeira Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2010, a preocupação com esse nível de ensino e suas modalidades vem crescendo, motivada principalmente pelas consequências sentidas no ensino superior e no mundo do trabalho. Prova disto é que nunca se viu na história da educação brasileira um tema merecer tanta atenção por parte de instituições governamentais, ONG’s, Institutos e fundações. Chegando até mesmo a ocupar um lugar de destaque na última campanha à presidência da república. O cerne do problema é a crise de identidade que esta etapa da educação básica vive, pois na tentativa de se conciliar uma educação pautada na ética, na cidadania, nas dimensões sócio-afetivas e oferecer preparo para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho, acaba-se por não se conseguir dar conta de nenhum desses vieses. Particularmente no Amazonas, as iniciativas por um ensino que contemple estas múltiplas dimensões tem se mostrado incipientes frente ao desafio que se tem para o ensino médio, sinalizando assim a necessidade de intervenção nos diversos fatores que concorrem para a produção desses resultados. E um desses fatores é a capacitação de professores para um trabalho com foco no ENEM.

Rede Estadual

MÉDIA - REDE ESTADUAL - 2014
MÉDIA - REDE ESTADUAL -2013
Estado
Média
Estado
Média
1
São Paulo
505,60
1
São Paulo
498,21
2
Distrito Federal
502,72
2
Rio Grande do Sul
494,97
3
Rio Grande do Sul
499,87
3
Minas Gerais
490,20
4
Minas Gerais
496,84
4
Distrito Federal
488,99
5
Paraná
495,52
5
Rio de Janeiro
486,67
6
Santa Catarina
494,61
6
Paraná
484,54
7
Rio de Janeiro
492,60
7
Santa Catarina
483,32
8
Mato G. do Sul
488,89
8
Pernambuco
479,31
9
Pernambuco
484,16
9
Mato G. do Sul
475,91
10
Espírito Santo
482,92
10
Rondônia
473,51
11
Rondônia
479,17
11
Goiás
472,55
12
Goiás
478,88
12
Espírito Santo
471,44
13
Bahia
478,70
13
Bahia
470,39
14
Mato Grosso
475,21
14
Pará
463,03
15
Pará
471,13
15
Mato Grosso
460,77
16
Ceará
470,89
16
Paraíba
460,70
17
Paraíba
470,68
17
Ceará
459,99
18
Alagoas
468,17
18
R. G. do Norte
457,27
19
R. G. do Norte
468,12
19
Alagoas
456,04
20
Sergipe
467,48
20
Roraima
455,86
21
Roraima
466,37
21
Sergipe
454,73









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