Total de Visitas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Iranduba com mão-de-obra qualificada


Com a construção da ponte sobre o rio Negro e a realização da 
Copa de 2014, Iranduba deverá ser o segundo maior município do Amazonas.
            A qualificação profissional da mão-de-obra da população jovem de Iranduba é meta providencial e tem que começar agora, para dar sustentáculo a duas realizações emergentes: A construção da ponte sobre o rio Negro e a Copa de 2014, já que o município faz parte da área metropolitana de Manaus.

           Aliás, a capital da Zona Franca já passou por essa decrepitude, quando o turista ao fazer suas obvias compras, só faltava suplicar ao vendedor de qualquer loja do centro para ser bem atendido, enquanto o vendedor lento e mal educado fazia de conta que não estava vendo o cliente, deixando o turista completamente atordoado, pisando em ovos. Dessa maneira: indolente e grossa, o visitante caía fora da loja, deixando o dono da casa comercial sem faturamento e ainda fazendo propaganda negativa desses ambientes comerciais.

            Recomendamos a quem de direito, principalmente à prefeitura, que viabilize cursos de qualificação profissional gratuitos aos jovens, como forma de prepará-los para o mercado de trabalho com foco no turismo, pois o leque de oportunidades de emprego oferecidas neste setor será uma realidade que promoverá o bem-estar e desenvolvimento para o povo irandubense.

            O prefeito Nonato Lopes poderá estabelecer parcerias com empresas como: SESC, SENAC, SEBRAE e outras entidades afins que trabalham na formação de mão-de-obra, cobrindo, dessa maneira, a lacuna hoje existente em nosso Município. É imensa por parte da população a expectativa dos dois eventos acima citados, com eles virá agregada a geração de novas oportunidades de trabalho.  Com isso os jovens serão preparados profissionalmente para atender a demanda de marcado local e o empresariado poderá ter a certeza de que se instalando naquele município sua empresa não terá dificuldades para selecionar profissionais, e Iranduba passará a ser um mercado emergente.

          Temos também a qualificação que passa pelo empreendedorismo que visa impulsionar as habilidades pessoais para garimpar novos talentos para a promoção empresarial e quem ganha com isso é o município. Não esqueçamos que para cada dez empregos oferecidos em nosso País, seis são oriundos das pequenas e médias empresas.
             A verdade, é que todos ganharão principalmente o comércio e os hotéis de selva que se espalham pela orla do rio Negro - do Paricatuba ao lago do Janauari.

             Agora, quem tem razão é o presidente da FCDL, quando diz que: “É preciso preparar as pessoas para o que virá. Faltam restaurantes, hotéis, treinamento e investimento”.
             A mídia divulgou que o BNDS ampliou para 2 bilhões os recursos de sua linha de financiamento para projetos hoteleiros o que animou o setor. Entre as agências bancárias que podem realizar investimentos estão o BNDS e o Banco da Amazônia. Essas instituições financeiras estão recebendo consultas e analisando projetos de ampliação de linha de financiamento até o final do ano.
          Em Manaus, até o momento, nove hotéis já estão em fase de construção e devem ser entregues em 2013.
          Acredito que chegou a hora de empresários começarem a ver Iranduba como um grande potencial turístico.    
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário