Total de Visitas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Barroncas: Caminhando contra o vento, com carteira da OAB e outros documentos.


Barroncas com sua indumentária de cooper, na Vila Olímpica de Santo Antonio
De peito aberto contra o vento, aqui da janela da Câmara Municipal, flagro Oliveira Barroncas, advogado primoroso, e político incansável da legalidade, militante histórico do PT, fazendo seu cooper alegre, certamente se preparando fisicamente, para o embate eleitoral de 2012, que já se aproxima de nossa Manaus.
Sobranceiro, ele vem pisando forte e tranqüilo como todo e bom cidadão, deixando a ver que é uma pessoa de consciência limpa que não deve nada a ninguém, pela sua integridade e postura social exemplar.
Lembro dele, ainda muito jovem quando participava na Igreja de São Jorge, chamado JAC – Jovem Alegre com Cristo, naquela época era um líder entre a moçada, e quando palmilhou como leigo religioso nas vocações apostólicas, sempre procurando servir da melhor maneira o postulado cristão e os ensinamentos da igreja romana, que nesse tempo tinha o Papa João Paulo II, como exemplo de conciliação, e o Cristo como caminho.
E o tenho acompanhado a continuada luta política deste guerreiro, que ergue destemido a bandeira do PT ideológico, por uma sociedade mais justa e por um país melhor onde a justiça social seja uma constante, meta primordial dos verdadeiros petistas históricos. O Barroncas é um deles.
É bem verdade que nessas três décadas de messiânica dedicação partidária, esse companheiro velho de guerra, nunca ganhou uma eleição no sufrágio do voto, mas ganhou de todos nós os louros da admiração e respeito, por nunca ter se negado a concorrer, mesmo enfrentado os medalhões da política local.
É verdade Barroncas, o candidato a senador tem que esperar até que o povo    amadureça, e possa reconhecer as qualidades intrínsecas do legislador necessário para o momento certo num tempo certo.
Um dia, não só você, como tantos outros políticos que se candidatam e não ganham, ganharão alguma coisa em resposta cidadã pelo muito que fizeram pela democracia em nosso estado porque não dizer em nosso ps, não deixando a peteca cair completamente nas mãos de políticos aproveitadores que são eleitos pelo povo, e logo em seguida passam a legislar em causa própria, esquecendo os compromissos assumidos com a população.
Aliás, às vezes fico a pensar que o povo parece que gosta de sofrer nas mãos de políticos fisiologistas. O que é uma pena, relembrar com galhardia aquela frase surreal de uma eleição passada quando afirmava a plenos pulmões: “Canalha vota em canalha e cidadão vota em cidadão”. É verdade, Barroncas, pessoas como você são difíceis de ser esquecidas pela estatura moral, enquanto tem muito gogoboy que ganha a eleição, e depois como era de esperar, não faz nada pelo povo.
Você Barroncas, político e advogado, o Almir Fonseca, médico cirurgião, o Marcus Barros, professor e cientista, e tantos outros companheiros de valor, ainda não cruzaram a reta da chegada de um pleito vitorioso, mas de uma coisa tenham certeza, vocês são pessoas de bem, são paradigmas para os nossos jovens e para a sociedade amazonenses, e merecem o respeito aqui deste blogueiro e deste povo descendente de Ajuricaba.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 467)
Analista Político e Social

Um comentário:

  1. Ninguém é obrigado a lembrar de tudo. O grupo de jovem do qual eu participei era o Juventude Alegre Cristã, ligado à Pastoral da Juventude. Como decidimos migrar para a Pastoral Operária, adaptamos o nome, para Juntos em Ação Cristã. Para as duas situações permaneceu a sigla JAC. Faço isso mais pensando na precisão do registro. Contudo, Paulo, seu coração é grandioso e generoso. Tenho de reconhecer. Obrigado por esta inesperada blandícia pública. Barroncas

    ResponderExcluir