Total de Visitas

sábado, 3 de setembro de 2011

AMAZONINO PARECE QUE CRIOU JUÍZO. TOMARA!



 Além do Stones e do Dermilson, o Negão tinha até torcida organizada, 
democraticamente, dentro dos quadros do PDT.

Corre notícias nas redes sociais que o Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, devido a pressão feita pelos senadores, deputados federais e membros da juventude socialista, contra a sua filiação, resolveu pedir penico, desistindo de filiar-se ao PDT, partido fundado pelo saudoso caudilho Leonel Brizola.
O aval de Amazonino tinha chancela dos pedetistas, Stones Machado e Dermilson Chagas, que lutaram incessantemente para o ingresso da velha raposa política no PDT, via Brasília. Entretanto, ambos tiveram, nestes últimos meses, embates contra os militantes da ala autêntica do PDT que se negaram a apoiar a filiação do prefeito de Manaus. Percebendo que o buraco era mais em baixo e que o prefeito Negão, na sua esperteza cabocla jamais passaria a perna nos destemidos membros da ala autêntica pedetista que levantaram muralhas de resistência às suas intenções politiqueiras.
O Negão percebeu que a sua cascavel grisalha não ia se dar bem tentando engolir um ninho inteiro de surucucus experientes em fazer barreiras à quem não é confiável. Ora Bolas, o prefeito de Manaus não é burro, isso ele não é, aliás o dito cujo, sendo político experiente, pressentiu que o PDT não era sua praia, apesar de o ex-senador Jeffrerson Praia ser o presidente do partido e também ser contra a sua entrada.
Daí, o Amazonino, um coatá acostumado a pular de galho em galho (alusão – com todo respeito - a uma espécie de macaco da região), resolveu não meter a mão na cumbuca, pois é macaco velho, e viu que era melhor esquecer as uvas, ou dizer que elas estariam verdes, como no caso da fábula de Esopo.
Sim, nos últimos anos o velho político pulou de galho em galho, por último está no  partido que e presidido pelo Sabino Castelo Branco, que é uma mucura furtiva, que fez do PTB do Amazonas, um ninho onde o mesmo pudesse colher as plúmbeas e saborosas palmípedes.  Lembrando sempre que o galo que canta em alto e bom tom é o presidente do Diretório Nacional que é aquele rapaz que disse na TV, no escândalo do mensalão: “Peguei seis milhões de reais e não vou devolver”. Acontece que até hoje, nem Ministério Público, nem OAB, nem Polícia Federal nem o Procurador, ninguém, fizeram nada, e o sujeito continua impune, rindo das instituições e da lei, pois diante de milhares de telespectadores ele confessou o crime, e até hoje continua livre. E o dinheiro que ele se apropriou, vinha do Valerioduto do Zé Dirceu, outro que não está na cadeia.
            Amazonino ensaiou um jogo de cena e foi quase perfeito na tentativa de se livrar do incômodo parceiro SABINO, que diariamente por meio de seu programa de televisão senta a pua sem dó e piedade na sua administração à frente da PMM. Amazonino pensou com seus botões que se filiando ao PDT seria a sua salvação política, mas se enganou porque não contava que ia encontrar no partido pessoas que levam política à sério e que, a todo custo, lutariam para não ter o desprazer de ter a sua convivência diária. O Negão tem um carma muito pesado e agora que se aproxima o final da sua vida pública está quase sozinho pois seu antigo grupo político se debandou; uns correram para o Omar e outros para o Eduardo, isso me faz lembrar aquele adágio popular que ‘quando o navio está naufragando os primeiros que correm para se salvar são os ratos’ mas o Amazonino, como bom comandante, terá que ser o último a sair de bordo.
Nosso grupo está feliz com a divulgação pela mídia social que Amazonino desistiu de se filiar ao PDT. Eu, particularmente, acreditarei na veracidade deste fato após o dia 7 de outubro, que é o último dia para filiação, se me perguntarem a razão de minha desconfiança respondo de pronto dando como exemplo o projeto das privatizações das feiras e mercados. Depois da pressão feita pelos feirantes o NEGÃO mandou avisar através de seu líder na Câmara que retiraria do projeto 121/2011, as feiras e mercados. Aí veio a pernada, pois quando o projeto retornou para a Câmara tinha o mesmo teor do anterior. Sua assessoria, de forma matreira, fez apenas um jogo de palavras, mas o conteúdo permaneceu o mesmo. Se o MAZOCA tem a cara de pau de enganar 20 mil feirantes, imagine o que ele não iria fazer com o grupo autêntico do PDT, portanto fiquemos de atalaia para não chorarmos depois em cima do leite derramado.     
Infelizmente o Amazonino anda mal assessorado e mal acompanhado. Reconheço que em um passado distante o Negão já foi um líder político neste estado, mas a sua decrepitude física é visível e está caminhando par e passo com as suas idéias. Ainda assim tem como carma conviver até o final de teu mandato com o deputado federal mais tatuado do Brasil, o loquaz Sabino, aí sim, é dose pra leão. É caboclo, não queria estar na pele do Mazoca, mas política é assim mesmo. Como diz meu amigo Vivaldo, assíduo freqüentador do Café do  Pina: “em política, cada macaco no seu galho”.  
Paulo Onofre
Membro do grupo autêntico do PDT

2 comentários:

  1. O Sr. Jefferson Praia não responde pelo PDT Amazonas desde o dia primeiro de dezembro quando venceu seu mandato a frente da Direção Regional do Partido.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo, primeiro de setembro.

    ResponderExcluir