Total de Visitas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

HEGEMONIA PRIMATA TAMBÉM EM MANAUS


Apenas uma delas deixou escapulir um súbito “Filho da Puta”, como desabafo contra o meliante que sorrindo cinicamente escafedeu-se entre a folhagem urbana.
Durante 10 minutos em que eu esperava o ônibus 112 que faz a linha do Santo Antônio, ocorreram 3 assaltos a 3 senhoras incautas que como ressalva ao ato de abandono social em que nossa gente vive, apenas uma delas deixou escapulir um súbito “Filho da Puta”, como desabafo contra o meliante que sorrindo cinicamente escafedeu-se entre a folhagem urbana da multidão que se acotovela no centro de nossa capital.
A senhora mais idosa, fula de raiva e atônita, praguejava: - todo o meu salário de aposentada estava na carteira!
Diante do cenário tumultuado em que continua vivendo a sociedade capitalista, lembro Steve Pinker criticando os empresários e os ricos, que controlam e mantém o statuo quo de uma sociedade decadente  afeiçoada abruptamente ao lucro, diz esse mestre  veuro cientista, que os ricos do mundo fizeram uma opção existencial na busca de suas  felicidades, eles chegam às metas sem medir expectativas, vão de qualquer jeito e vendem, até a mulher bonita nessa troca de valores.
Acontece que o antropóide fazia isso há  6 ou 8 mil de anos, escondendo  o filé e repartindo  apenas a carne de pescoço com os companheiros do grupo.
Hoje o capitalista, faz exatamente a mesma coisa, usa a parte cerebral do primata para concretizar seus instintos primevos do lucro. Porém esse ato condicionador e comportamental, o enclausura numa jaula comercial, esquecendo o mesmo de usar a parte frontal de seu cérebro onde se formula a justiça, a ética, a estética e o amor, ficando dessa forma todo ricaço condenado para sempre a ser em plena era espacial, um troglodita escabroso, cuja mente não tem portal para o infinito. O bicho continua vivendo como um macaco. Se condenou a si mesmo, pela falta de sensibilidade social e  civilizadora. Isso é justiça verdadeira, amigo Pinker.
O próprio sujeito pela sua pequenez de lógica e vida, condenou-se a si mesmo  a ser um primata inferior, embora os ricos vivam entre nós, trabalhadores, intelectuais, filósofos , cidadãos modestos, mas Sapiems.
O australpitecus é rico, tem iate, e avião a jato, pois é exatamente um milionário, um sujeito abastado mas sua pessoa pela opção capitalista, fria e calculista, tornou-se um ser abjeto e egoísta, que  usa extremamente a parte traseira  do cérebro, esquecendo de usar o lóbulo frontal onde está depositada  a verdadeira configuração do Homo Sapiens.
Coitados dos ricos, o Planeta dos Macacos existe, deles saiu uma prova disso.

Alexandre Otto,
é poeta e membro do
Clube da Madrugada.                                                                                                                                                                                                        
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário