Total de Visitas

terça-feira, 21 de maio de 2013

PRAZO PARA IMPLEMENTAR PORTAL DA TRANSPARÊNCIA TERMINA EM MAIO



O prazo para que os municípios implementem o Portal da Transparência está terminando. As cidades com mais de 100 mil habitantes que ainda não se adequaram já podem sofrer penalidades.
Por isso, é muito importante que os administradores públicos não percam essa data, pois, o não cumprimento da norma, ou seja, não apresentar os padrões mínimos de qualidades estabelecidos no decreto 7.185, publicado em 27 de maio de 2010 – data que a lei teria início efetivo -, acarreta penalidades como o impedimento do recebimento de verbas originárias do Governo Federal.
          As cidades com mais de 50 mil habitantes que ainda não se adequaram já podem sofrer penalidades, pois existe um padrão a ser seguido para cumprir as exigências da legislação, inclusive, quanto à forma e linguagens utilizadas.
“Muitos órgãos adaptam sites que já são usados para outras funções ou criam espaços inadequados para a divulgação dos dados, sem tomar o cuidado de estarem dentro dos critérios destacados no decreto. Essas áreas não serão reconhecidas pela lei”, ressalta Márcio Junqueira, colaborador do Assessor Público. Ele destaca ainda que as cidades entre 50 e 100 mil habitantes tiveram até maio de 2011 para se adequarem à norma e as cidades com até 50 mil habitantes, até maio de 2013. Portanto, os municípios que se encaixam na última opção, precisam cumprir a lei.
EFICIÊNCIA

O Grupo Assessor Público disponibiliza aos gestores de órgãos públicos, como Prefeituras e Câmaras municipais, o Portal da Transparência, ferramenta totalmente idealizada para cumprir as exigências do Decreto e Lei da Transparência.
“O sistema atende todos os critérios da lei e pode disponibilizar e gerir um número ainda maior de informações, conforme a necessidade do órgão no qual for implantado”, destaca Márcio Junqueira. “O Portal é planejado para atender até mesmo as nuances da legislação, pois algumas podem sofrer mudanças ao longo do tempo”, completa.
Como consta no artigo sétimo do decreto, sem prejuízo dos direitos e garantias individuais constitucionalmente estabelecidos, o sistema deverá gerar, para disponibilização em meio eletrônico que possibilite amplo acesso público, detalhes das despesas e dos valores de todas as receitas da unidade gestora, entre outros dados. ,
Ele ainda conta que o Portal precisa ter a garantia de que as informações ficarão públicas no tempo correto regulamentado pelo decreto, que é quarenta e oito horas após a operação. "Ele precisa ter a segurança de que todas as operações estão realmente disponíveis", diz.
"E nosso produto atende exatamente isso. Existe um processo que coleta as bases de dados de nosso sistema de forma automática e migra as informações para o portal", conclui.

Assessoria de Imprensa – Grupo Assessor Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário