Total de Visitas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

NA PAUTA DO JARAQUI O DIREITO DA CRIANÇA ESTÁ PRESENTE NOS DEBATES



  O Projeto Jaraqui no dia da criança
 As discussões serão calorosas e prometem uma participação efetiva da população visto que o tema central da agende de aniversário de Manaus promovido pelo Jaraqui no dia da criança é a seguinte: Políticas públicas e Qualidade de vida
A Comuna Jaraqui, movimento de resistência contra a corrupção e a impunidade, que se reúne todos os sábados das 10 às 12h, na República Livre do Pina, na Praça da Polícia, no Centro Histórico de Manaus, vem fazendo uma série de debate sobre  “o viver em Manaus e os seus contrastes”,  em homenagem a capital do Amazonas pela elevação a categoria de Cidade ocorrida no dia 24 de outubro 1848. O Jaraqui, valendo-se desta motivação, vem mobilizando os manauaras para discutir o viver em Manaus, considerando as condições de moradia, segurança, educação, saúde, transporte, cultura, meio ambiente, lazer, entre outras demandas sociais. No dia 19 de outubro, sábado, o Jaraqui fará a sua homenagem a Manaus, com a participação da Banda da Polícia militar, realizando um mutirão da alegria com a participação dos conselheiros da Praça e dos demais convidados que passaram pela Tribuna do Jaraqui.
No sábado (5), o debate pautou-se sobre a questão da empregabilidade, moradia e custo de vida, visto que a cesta básica de Manaus é a terceira mais cara do país. Além dos debates na praça com a população de rua, os militantes do Jaraqui fazem todo sábado uma enquete na Praça, balizando as discussões na perspectiva de assegurar os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos no contexto das políticas urbanas como bem conceituou a Constituição Cidadã nos termos do caput do Art. 182: “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”

O que diz o povo?

A consulta do Jaraqui feito aos presentes na Praça, no sábado (5), foi a seguintes: “pra você a nossa Manaus vem sendo bem cuidada?” – Das 94 pessoas que votou, 18 responderam que Sim e 76 disseram que Não. Então o que fazer pra mudar esse quadro e de que forma o cidadão comum pode interferir nesse processo? – Nas discussões, uns diziam que a responsabilidade é dos governantes e outros se perguntavam o que podiam fazer para contribuir com o melhoramento da qualidade de vida na cidade. Certamente, que tanto um como outro são responsáveis em graus de competência. Aos governantes a responsabilidade parece maior porque eles foram eleitos para gestar (e não gastar) o patrimônio público, bem como promover “o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.” Aos cidadãos da Manaus, que vivem, moram e se mobilizam por esta cidade não só podem, mas devem fazer o bem para a efetivação do desenvolvimento das funções sociais e culturais de nossa cidade.

Criança e desenvolvimento

No sábado, dia 12 de outubro, quando celebramos o dia da criança, a Comuna Jaraqui vincula este ato às homenagens a Cidade e para isso amplia o debate na Praça, analisando em que condições vivem as crianças de Manaus e como o poder público vem tratando desse problema para combater os males e as pestes que ameaçam o bem-estar dessas pessoas em desenvolvimento. Para isso, estaremos convidando os representantes dos Conselhos Tutelares e dos demais segmentos da Justiça e do Poder Público para explicitar os males que tanto ferem as crianças de Manaus  e quais as estratégias de enfrentamentos adotadas pelo Estado para  garantir os Direitos individuais e Coletivos dessas crianças e jovens do Amazonas. A começar pela Educação, Saúde, Lazer, novos postos de trabalho para as famílias necessitadas seguidas de práticas protecionistas  tão reclamadas pela população.  As discussões serão calorosas e prometem uma participação efetiva da população visto que o tema central da agende de aniversário de Manaus promovido pelo Jaraqui no dia da criança é a seguinte: Políticas públicas e Qualidade de vida. Nessa direção,  a Comuna Jaraqui quer saber:

EM MANAUS, VOCÊ TEM SIDO BEM TRATADO NOS POSTOS DE ATENDIMENTO PÚBLICO?


[   ] SIM   ou  [   ] NÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário