Total de Visitas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessões Itinerantes: Solução para Resolver Marasmo da Câmara de Iranduba



 Câmara de Iranduba só tem público quando existe Audiência Pública.

Os vereadores da Câmara Municipal de Iranduba, diante da descrença em políticos que assola o país, bem que deveriam elaborar um calendário para realização de Sessões Itinerantes nas várias comunidades que estão esquecidas pelo poder público municipal para. Essa medida tem o objetivo de resgatar a credibilidade dos vereadores do município junto a seus eleitores, tendo em vista que nos dias de sessão na Câmara não se encontra uma viva alma na platéia.
As sessões itinerantes em comunidades objetivam aproximar e fazer com que os edis vivenciem o dia-a-dia dos comunitários verificando in-loco suas necessidades. Alguns acéticos hão de me perguntar e enfatizar que somente essa ação não resolve os problemas que aflige a comunidade, sabemos que não, mais acreditamos ser a forma inteligente dos vereadores prestarem conta de seu trabalho parlamentar indo aonde o povo está. Nessa oportunidade serão coletados os pleitos dos munícipes nas mais diversas áreas como: saúde, educação e outras questões que são indicadores do abandono das comunidades.
O passo seguinte será encaminhar ao prefeito, os pleitos a partir da entrega de um relatório ao Chefe do Poder Executivo municipal que deverá ser acordado, entre os poderes, um prazo para a solução dos problemas. Caso dentro deste período a situação não seja sanada a Câmara convidará a comunidade para participar de uma Tribuna Popular como forma de reiterar os anseios dos comunitários, acredito que desta forma os vereadores voltarão a ter a confiança de seus eleitores.
Durante a reunião deverá ser enfatizada as atribuições do vereador que é de fiscalizar o Executivo Municipal e Legislar para que os comunitários não confundam alhos com bugalhos. A sugestão que fazemos é que a Câmara providencie a elaboração de uma cartilha na qual serão informadas quais são as atividades de um parlamentar no município para que os munícipes tomem ciência de que os vereadores não têm poderes para solucionar os problemas, e sim encaminhá-los ao Executivo Municipal, funcionando assim como elo entre a comunidade e o prefeito.
Lembrando sempre que o parlamento não se faz somente no plenário mas também ouvindo a população, visitando as comunidades, escolas, hospitais e conversando com o povo, então como diria o humorista Juca Chaves: “Levantem suas bundas letárgicas das cadeiras e saiam do ar condicionado e vão ao  encontro  do povo que os elegeu”.
Por: Paulo Onofre
Jornalista (MTb 426)
Analista Político e Social    
Foto: http://www.portalamazonia.com.br/secao/especiais/pontesobreorionegro/files/2011/05/camarairanduba265.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário