Total de Visitas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A ESPLANADA DAS SECRETARIAS EM MANAUS

Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Agora que a idéia da Esplanada Cabocla é boa. Ah, isso ela é, e muito porreta e urgente, alô, fica a sugestão, meu prefeito diplomada, Arthur Neto.
O sujeito vai à Semef  efetuar suas obrigações  com a fazenda do município,  que é  ali na Japurá, mas depois tem que  ir à Secretaria de Obras que é no Aleixo,  para realizar outra atividade protocolar. Esse disparate espacial acarreta enorme dor de cabeça para qualquer pessoa cumpridora de suas obrigações municipais  É como ir da Terra do Fogo à Sibéria, comparando o transtorno do trânsito engarrafado de Manaus. E tome chatice para o munícipe.
A idéia da Esplanada das Secretarias é do Paulo Onofre, e é uma chupada na Esplanada dos Ministérios de Brasília, como diria o Chacrinha: “ neste país nada se cria tudo se copia”, a obra genial de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, mas já diz um belho dotado: “Cobra que não anda não engole sapo”. Daí  a trans-comunicação dessa obra que além de bela é excepcionalmente funcional. Tudo é ali perto, o focinho de uma secretaria será perto do queixo da outra, e por aí vai.
Além de novo cartão postal da cidade, a dita esplanada cabocla, poderá ser projetada inspirada nas curvas aerodinâmicas do jaraqui, que até virou projeto popular e é o único Fórum Livre da cidade de Manaus, piracema político-cultural empurrada pelo Paulo Onofre e o professor catedrático da UFAM, o antropólogo Dr. Ademir Ramos.
Bem, seu colega, como diz o nosso Bernardo Cabral, a Esplanada Cabocla poderá ser construída ali na Estrada do Turismo, aproveitando a beleza ecológica da natureza circunstante, mas por favor, não façam a construção de costas para o nascente, por causa dos ventos  elísios  que sopram do lado que o sol nasce, e por falar  nisso é bom conversar com o arquiteto Severiano Porto, pois sua casa é a única  de Manaus cuja frente é o leste, por isso de  costas para a rua.
Mas isso é outra conversa. Agora que a idéia da Esplanada Cabocla é boa. Ah, isso ela é, e muito porreta e urgente, alô, fica a sugestão, meu prefeito diplomada, Arthur Neto.

Alexandre Otto,
é poeta e membro do
Clube da Madrugada


Nenhum comentário:

Postar um comentário