Total de Visitas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

TERROR EM IRANDUBA: CIDADE SOFRE NA MÃO DE BANDIDOS




O crescimento do tráfico de drogas envolvendo, inclusive, crianças e adolescentes, foi apontado na reunião como o principal motivo da onda assustadora de assaltos a mão armada, arrombamentos, homicídios e pequenos furtos em estabelecimentos comerciais.
O tema Segurança Pública voltou a ser discutido ontem à noite na Câmara Municipal de Iranduba. Empresários dos ramos de drogaria, supermercado, posto de combustíveis e empresas de ônibus se reuniram na sede do Poder Legislativo com representantes do Parlamento, das Polícias Militar e Civil, Associação Comercial de Iranduba e do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública- GGI. A reunião presidida pelo Vereador Ernandes Rocha também contou com as presenças dos edis Francisco Elaime Monteiro, Presidente da Casa; Cristiane Grey Barros Maranhão, Vice-Presidenta; Antônio Muniz, Gerlande Rodrigues e Irapuan Sampaio ouviram dos empresários o relato de que a criminalidade está aumentando na sede do município, em Cacau-Pirera e nas comunidades da zona rural.
O crescimento do tráfico de drogas envolvendo, inclusive, crianças e adolescentes, foi apontado na reunião como o principal motivo da onda assustadora de assaltos a mão armada, arrombamentos, homicídios e pequenos furtos em estabelecimentos comerciais. Os comerciantes cobraram o aumento do efetivo policial, instalação de barreiras para fins de revista nos carros que adentram o município e a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos.
Segundo o Vereador Ernandes Rocha, embora a Câmara Municipal esteja em recesso, ele resolveu convocar a reunião depois de ter sido procurado por vários comerciantes da cidade, que cobram uma providência por parte dos membros do Poder Legislativo para fazer frente ao crescimento da criminalidade em Iranduba.
O empresário Valdir Carvalho Júnior, proprietário da Casa Carvalho, declarou que há um mês não consegue dormir antes das três horas da manhã, preocupado com a onda de assaltos que assola a cidade. “Júnior Carvalho” revelou que já foram flagradas várias vezes pessoas de todas as idades praticando pequenos furtos dentro do estabelecimento comercial da família, localizado no centro da cidade. O Presidente da Associação Comercial de Iranduba, Jucelino Mendonça da Silva “Jonso”, sugeriu a colocação de uma lombada (“quebra-molas”) em frente ao quartel da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, no km 1 da Rodovia Municipal Carlos Braga.
A medida, segundo ele, inibiria a entrada de elementos periculosos na cidade e dificultaria a fuga de algum elemento que, porventura, venha a praticar algum delito. “Jonso” também criticou a falta de resolução para as questões da segurança pública, apesar de várias reuniões e audiências públicas já realizadas. Por sua vez, o empresário Rafael Romano Júnior, dono da empresa de ônibus Expresso Iranduba, disse que a situação é de calamidade pública no setor de segurança. “Toda semana tem tiroteio entre traficantes no bairro Morada do Sol, assassinatos em Cacau-Pirera, crianças traficando e consumindo óxi e craque. Romano criticou o fato de em Iranduba não haver casa de passagem para aplicação das punibilidades que o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a menores infratores. Falando pelos empresários do ramo de medicamentos, o proprietário da Drogaria Solimões, Levemilson Mendonça da Silva “Lei” cobrou a presença do policiamento nas ruas, principalmente à noite. “Nós nos sentimos inseguros para trabalhar à noite porque não vemos patrulhamento”- ressaltou. De acordo com “Lei”, os usuários reclamam porque as drogarias fecham as portas muito cedo, quando deveriam funcionar pelo menos até à meia-noite; porém, “a falta de segurança e o medo de assaltos obriga os donos desses estabelecimentos a se recolherem mais cedo”- completou.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Elaime, anunciou que a partir de agora o legislativo vai monitorar as ações de Segurança Pública em Iranduba, realizar quantas audiências públicas forem necessárias para debater os problemas do setor e cobrar soluções por parte das autoridades competentes. O Coordenador do GGI, Jorge Almeida, informou que o órgão vem realizando reuniões sistemáticas com lideranças comunitárias e com as autoridades da cúpula da Segurança Pública do Estado; cobrou uma maior participação da sociedade nas ações do Grupo de Gestão Integrada e garantiu que “o Iranduba vai voltar a ser um município seguro”.
O Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Marcos Santiago, informou que a partir do mês de agosto o Programa Ronda no Bairro será implantado em definitivo em Iranduba. As viaturas já estão sendo adesivadas e equipadas. Segundo Santiago, serão oito ou mais unidades para atender à demanda local. O Comandante disse, ainda, que a Polícia Militar intensificou o policiamento nos últimos dias, principalmente nos fins de semana, com o intuito de combater a criminalidade. Com o apoio da Coordenadoria de Defesa Civil do município, que colocou uma lancha à disposição da corporação, também está sendo feito o patrulhamento fluvial para combater a ação dos chamados “barrigas d’água”. Duas lanchas do “Ronda no Bairro” devem chegar nos próximos dias para a 8ª CIPM.
Major Santiago também anunciou que há um projeto em andamento na Secretaria de Estado da Segurança Pública para a construção de um Departamento Integrado de Polícia- DIP no local onde hoje funciona o quartel da Polícia Militar, onde trabalharão juntas a PM e a Polícia Civil. Representando o Delegado do 31º DIP, José Elcy Barroso Braga, o Escrivão Fábio de Menezes, ao participar da reunião na Câmara de Vereadores na noite de ontem, disse que 90% das bocas de fumo de Iranduba estão identificadas. O Escrivão relatou que a existência de presos de justiça na Delegacia da cidade, localizada no centro, prejudica o trabalho dos investigadores da Polícia Civil, que deixam de realizar o trabalho que é da competência deles para tomar conta dos detentos.
Fábio de Menezes acrescentou, ainda, que 90% dos crimes ocorridos no município já foram desvendados. O Escrivão revelou, inclusive, que a Polícia Civil já tem o retrato falado do assassino do mototaxista Jhony Malveira, morto há um mês em um ramal próximo à Rodovia Carlos Braga. “Nas próximas horas certamente iremos prendê-lo”- garantiu. Em sua fala, o representante do Delegado de Iranduba também pediu o apoio dos governantes para as ações das Polícias, inclusive no sentido de que evitem interceder pela soltura de pessoas que vão presas infringindo a lei e muitas vezes são liberadas a pedido de autoridades locais. “Isso põe a perder o trabalho dos agentes”- finalizou.
Fonte: Correspondente de Iranduba

Nenhum comentário:

Postar um comentário