Marcelle
Souza
Do UOL, em São Paulo 19/05/201406h00 Danilo Verpa/Folhapress
Do UOL, em São Paulo 19/05/201406h00 Danilo Verpa/Folhapress
Mais 8,5 milhões de alunos brasileiros estão
atrasados pelo menos dois anos na escola. Os dados são do Censo da Educação
Básica 2013 e mostram que 6,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e 2,4
milhões do ensino médio não estão na série ideal.
Nessas duas etapas de ensino o país tinha 37,3
milhões de matrículas em 2013. São crianças e adolescentes que reprovaram,
abandonaram a escola ou já foram alfabetizados com atraso.
"Nós temos esse descompasso, que é a falta de
correspondência entre e a idade e o ano escolar. A responsabilidade de
solucionar esse problema é do governo federal e dos governos estaduais e
municipais, junto com a sociedade. Não é só um problema de gestão do setor
público, é uma questão das prioridades que a sociedade estabelece", afirma
Maria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da
Educação).
O ideal é que o aluno tenha 6 anos no 1º ano do
ensino fundamental e complete 14 anos no 9ª ano. Já as três séries do ensino
médio devem ser feitas entre os 15 e os 17 anos. A realidade, porém, é que 21%
dos estudantes do fundamental e 29,5% do ensino médio não estão na sala
correta.
Para especialistas, as principais causas desse
atraso são a repetência e a evasão escolar, que refletem problemas
estruturais e pedagógicos das escolas. "O fluxo escolar melhora quando há
acompanhamento mais perto dos alunos, escolas menores e próximas às casas dos
alunos, equipe escolar estável e programas de recuperação ao longo do período
letivo", afirma José Marcelino Rezende Pinto, professor da Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão
Preto.
O pico de defasagem ocorre no 6º ano do ensino
fundamental e no 1º ano do ensino médio, fases importantes de transição na vida
escolar. No primeiro caso, os alunos deixam salas menores e com apenas um
professor para entrar em uma etapa de maior exigência, muitas vezes acompanhada
da troca de escola.
"Na primeira fase do ensino fundamental [do 1º
ao 5º ano] o aluno tem uma rotina, menos professores, menos disciplinas e está
acostumado com um ritmo na escola. No 6º ano pode acontecer de mudar de escola,
então há uma adaptação, mais disciplinas e mais professores", afirma
Adriana Aguiar, secretária de Educação do Tocantins e vice-presidente do Consed.
(Conselho Nacional de Secretários de Educação).