Professor George Castro:
"O ensino médio desponta hoje como o maior desafio da
educação brasileira".
O cerne do problema é a crise de identidade que
esta etapa da educação básica vive, pois na tentativa de se conciliar uma
educação pautada na ética, na cidadania, nas dimensões sócio-afetivas e
oferecer preparo para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho,
acaba-se por não se conseguir dar conta de nenhum desses vieses.
A consultoria
A consultoria Macedo de Castro, liderada pelo professor George Castro, é
uma empresa que atua na área de educação, com foco de atuação no ensino médio,
mais especificamente nas áreas de desenvolvimento de pessoal e planejamento
estratégico para o ENEM. Contando com a experiência de uma equipe de
profissionais que já atuaram na rede privada como professores, coordenadores e
diretores, ocupando também cargos na gestão pública, a consultoria tem como
principais serviços: palestras e oficinas para professores, técnicos e gestores
escolares, objetivando um trabalho com base na matriz de referência do ENEM e a
elaboração de itens no padrão INEP. Com o Know how de quem já trabalhou
na produção de mais de 40 horas de programas educacionais exibidos ao vivo pela
TV Cultura, a consultoria também detém a expertise no assessoramento
pedagógico para elaboração e produção de vídeos, seja para a TV ou para as
redes sociais. Atuando também no planejamento estratégico das ações de
marketing digital. Possuindo o domínio dos critérios do Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD), a consultoria também atua no assessoramento pedagógico
da produção de material didático, seja na forma de apostilas, cadernões ou
fascículos com enfoque no ENEM. Oferecendo este conjunto de possibilidades aos
seus clientes a consultoria Macedo de Castro tem como missão principal o
desenvolvimento de estratégias e soluções para melhorar o posicionamento de
mercado das escolas atendidas. Entendendo que para isso é fundamental o
desenvolvimento de competência técnica interna no quadro de professores e de
responsáveis técnicos da escola.
Nosso quadro técnico
Prof. George Castro Ex-Diretor do ensino médio e
educação profissional do estado do Pará –SEDUC/PA Ex-professor da Universidade
Federal do Pará Membro do comitê estadual do programa ensino médio
inovador/Jovem de Futuro (PROEMI/JF) – MEC/Instituto UNIBANCO Supervisor do
pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio (PNEM) – MEC Coordenador do
projeto PROENEM Prof. Ricardo Alencar Professor da Universidade do
Estado do Pará Ex-professor da Universidade Federal do Pará Ex-Coordenador do
ensino médio do estado do Pará – SEDUC/PA Coordenador institucional do PARFOR Prof.
Esdras Franco Ex-professor da Universidade Federal do Pará Ex-oficial
encarregado da área de ensino do CIABA Supervisor do pacto nacional pelo
fortalecimento do ensino médio (PNEM) – MEC Coordenador do projeto PROENEM
digital Ex-professor da Universidade Federal do Pará.
O Estudo
Todos os anos a Macedo de Castro consultoria educacional realiza um
estudo analítico do resultado por escola do ENEM, divulgado pelo INEP. Uma
iniciativa pioneira no Brasil que tem como objetivo poder contribuir para que
as redes de ensino estaduais, privadas e federais, possam se enxergar no
cenário nacional. Essa análise é fundamental para que se possa identificar o
quanto se falta avançar, ou até mesmo o quanto se avançou, no Exame Nacional do
Ensino Médio de um ano para outro. A partir desse estudo os sistemas de gestão
das redes podem traçar estratégias e metas embasadas em dados consistentes que
se não são a expressão fiel da qualidade de ensino ofertada por uma determinada
rede de ensino, são pelo menos um bom indicador de proficiência (conhecimento)
dos alunos dessa rede. Aqui apresentamos um resumo do estudo realizado pela
consultoria com os principais resultados, uma vez que as análises realizadas são
bem mais específicas incluindo recortes: por município, por indicador
socioeconômico e por tamanho de escola.
O ensino médio no Amazonas.
O ensino médio
desponta hoje como o maior desafio da educação brasileira. Desde a primeira
Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2010, a preocupação com esse nível
de ensino e suas modalidades vem crescendo, motivada principalmente pelas
consequências sentidas no ensino superior e no mundo do trabalho. Prova disto é
que nunca se viu na história da educação brasileira um tema merecer tanta
atenção por parte de instituições governamentais, ONG’s, Institutos e
fundações. Chegando até mesmo a ocupar um lugar de destaque na última campanha
à presidência da república. O cerne do problema é a crise de identidade que
esta etapa da educação básica vive, pois na tentativa de se conciliar uma
educação pautada na ética, na cidadania, nas dimensões sócio-afetivas e
oferecer preparo para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho,
acaba-se por não se conseguir dar conta de nenhum desses vieses.
Particularmente no Amazonas, as iniciativas por um ensino que contemple estas
múltiplas dimensões tem se mostrado incipientes frente ao desafio que se tem
para o ensino médio, sinalizando assim a necessidade de intervenção nos
diversos fatores que concorrem para a produção desses resultados. E um desses
fatores é a capacitação de professores para um trabalho com foco no ENEM.
Rede
Estadual
MÉDIA - REDE ESTADUAL - 2014
|
MÉDIA - REDE ESTADUAL -2013
|
||||||
Estado
|
Média
|
Estado
|
Média
|
||||
1
|
São Paulo
|
505,60
|
1
|
São Paulo
|
498,21
|
||
2
|
Distrito Federal
|
502,72
|
2
|
Rio Grande do Sul
|
494,97
|
||
3
|
Rio Grande do Sul
|
499,87
|
3
|
Minas Gerais
|
490,20
|
||
4
|
Minas Gerais
|
496,84
|
4
|
Distrito Federal
|
488,99
|
||
5
|
Paraná
|
495,52
|
5
|
Rio de Janeiro
|
486,67
|
||
6
|
Santa Catarina
|
494,61
|
6
|
Paraná
|
484,54
|
||
7
|
Rio de Janeiro
|
492,60
|
7
|
Santa Catarina
|
483,32
|
||
8
|
Mato G. do Sul
|
488,89
|
8
|
Pernambuco
|
479,31
|
||
9
|
Pernambuco
|
484,16
|
9
|
Mato G. do Sul
|
475,91
|
||
10
|
Espírito Santo
|
482,92
|
10
|
Rondônia
|
473,51
|
||
11
|
Rondônia
|
479,17
|
11
|
Goiás
|
472,55
|
||
12
|
Goiás
|
478,88
|
12
|
Espírito Santo
|
471,44
|
||
13
|
Bahia
|
478,70
|
13
|
Bahia
|
470,39
|
||
14
|
Mato Grosso
|
475,21
|
14
|
Pará
|
463,03
|
||
15
|
Pará
|
471,13
|
15
|
Mato Grosso
|
460,77
|
||
16
|
Ceará
|
470,89
|
16
|
Paraíba
|
460,70
|
||
17
|
Paraíba
|
470,68
|
17
|
Ceará
|
459,99
|
||
18
|
Alagoas
|
468,17
|
18
|
R. G. do Norte
|
457,27
|
||
19
|
R. G. do Norte
|
468,12
|
19
|
Alagoas
|
456,04
|
||
20
|
Sergipe
|
467,48
|
20
|
Roraima
|
455,86
|
||
21
|
Roraima
|
466,37
|
21
|
Sergipe
|
454,73
|
||
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