Os Indicadores de Qualidade na Educação foram
desenvolvidos pelo Ministério da Educação/INEP, UNICEF, PNUD e Ação Educativa.
Lançados em 2004, os indicadores devem ajudar a comunidade escolar na avaliação
e na melhoria da qualidade da escola. Seja responsável confira você também se a
escola dos seus filhos (as) ou da sua comunidade corresponde aos indicadores
propostos. Não correspondendo procure os outros pais e mães, vizinhos e
comunitários, levando a discussão para dentro da escola, da Igreja e outras
associações. Saiba que o seu gesto é fundamental e determinante para a salvação
escolar do seu filho (a) e dos amiguinhos dele, zelando desta maneira
pelo presente e garantindo o futuro dessas crianças e jovens. Os
indicadores têm sete elementos fundamentais – chamados de dimensões:
1. Ambiente educativo – o respeito, a
solidariedade, a disciplina na escola;
2. Prática pedagógica – a proposta pedagógica da
escola, o planejamento, a autonomia dos professores e o trabalho em grupo de
professores, alunos;
3. Avaliação – para além das provas e das formas
tradicionais de avaliação: processos de auto-avaliação, por participação dos
alunos em projetos especiais, etc.;
4. Gestão escolar democrática – o
compartilhamento de decisões e informações com professores, funcionários, pais
e alunos, a participação dos conselhos escolares;
5. Formação e condições de trabalho dos
profissionais da escola – habilitação dos professores, formação continuada,
estabilidade da equipe escolar;
6. Ambiente físico escolar – materiais didáticos,
instalações, existência de bibliotecas e espaços de prática de esportes,
condições da sala de aula;
7. Acesso, sucesso e permanência na escola –
índices de falta, abandono e evasão escolar, defasagem idade-série.
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/aprobr.pdf
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